Grupo Sautlink | Supplier Chain Network

Impossível se esconder com o Foursquare

Sautnews-Capa-Foursquare

É bem verdade, os dispositivos móveis juntamente com as diversas redes sociais já invadiram nossas vidas de um jeito que, viver sem elas é praticamente impossível.

A cada dia aparecem cada vez mais novidades, e nós, no meio de tudo isso, não paramos de nos surpreender. Quando achamos que já conhecemos de tudo, já vimos tudo e não temos mais o que esperar, vem uma coisa nova por aí, e, de repente, não somos mais tão antenados assim.

Daí volta a aprender a usar o novo aplicativo, a nova rede social, ou então um novo super dispositivo que é capaz de fazer tantas coisas a mais que os anteriores! É só pegar os últimos dez anos e ver quantas coisas surgiram nesse tempo.

O que acontece é que a maioria das pessoas, que não tem tempo para se informar sobre este assunto, acabam se contentando com as redes sociais e aplicativos mais famosos, como o Facebook e Twitter, sem saber que existem muitos outros por aí.

Por exemplo, existe uma rede social que mostra onde você está para seus amigos e, entre outras coisas, acaba funcionando como um jogo. Isso mesmo! Para quem não conhece e nunca ouviu falar, ela se chama Foursquare e aqui, você terá a oportunidade de entender um pouco mais a respeito e quem sabe, aderir essa nova forma de entretenimento em sua vida.

O Foursquare, mais usado nos EUA, foi lançado por lá mesmo, em Nova York no ano de 2009, todavia vem ganhando mais adeptos aqui no Brasil, de acordo com a Revista Exame, só em 2012 houve um crescimento de mais 800% em um ano, e já ultrapassa facilmente a marca de 20 milhões de usuários com mais de 2 bilhões de check-in.

Essa rede social consiste em algo bem simples que anda servindo como um ótimo meio para aquelas pessoas que curtem estar em contato com os amigos a todo momento, pois mesmo pertencendo a categoria de mídia social, ele promove uma interação mais direta do mundo virtual, com o que podemos chamar de “mundo real”, ou seja, para que você faça parte de um, é necessário estar em contato com o outro. Difícil de compreender até aqui? Veja como depois da explicação, entender o Foursquare fica fácil.

No geral, o Foursquare é uma rede social que mostra aos seus amigos sua localidade, em tempo real, e funciona de uma maneira simples. Antes de tudo, é preciso que o usuário faça um login no site do Foursquare e depois, baixar o aplicativo, sendo que ele está disponível para Android, iPhone, Palm e Black Berry. Esses são os pequenos passos que você precisa seguir para começar a usar o Foursquare.

Agora, em relação a funcionalidade dele, pode se despreocupar que não é nada complicado, pelo contrário. Em qualquer lugar em que estiver, o usuário faz o chamado Check-in do Foursquare, ou seja, a pessoa comunica que está em um determinado local para seus amigos e, nesse local, ela pode deixar seus comentários e opiniões à respeito, assim como está disponível outros comentários deixados por usuários que já passaram por ele, sendo que este, por sua vez, estará apontado em um mapa.

Lembrando que, se este local não existir, a pessoa pode ainda adicioná-lo no Foursquare, e outro usuário que visitá-lo, o encontrará como as demais localidades. Isto é o básico. Porém, o Foursquare, pode funcionar de modo semelhante a um jogo também.

Alguns pesquisadores e profissionais da área de produto e marketing, classificam o Foursquere como uma “Gamification App“, isso quer dizer, sobretudo é uma aplicação que utiliza recursos de mecânica, lógica, interface e navegação usados em jogos digitais.

Por exemplo, se há um lugar que o usuário visite muitas vezes, o Foursquare acaba nomeando a pessoa como “Prefeito” do local, porém, se outro usuário fizer mais check-ins nesse mesmo lugar, o “Prefeito” passará a ser ela; sem contar as medalhas e pontos que os usuários vão acumulando conforme o uso dessa rede.

As medalhas, no caso, são fáceis conseguir completando missões que podem ser, entre tantas, visitas a locais que o próprio Foursquare indica. Já os pontos, a pessoa pode conseguir de outros modos, como no primeiro check-in que ela fizer por exemplo.

Ainda não se sabe ao certo para o que servem os pontos e as medalhas, no entanto, possibilidades delas se reverterem em premiações já estão sendo estudadas, segundo o site Tecmundo, o que não seria nada mal. Só aumentaria o número de pessoas adeptas a essa mídia social, além de chamar muito a atenção de empresas que podem aderir isso como método de marketing promocional.

Nos EUA, isso já acontece. Algumas pessoas são premiadas por visitarem determinados locais mais vezes, por exemplo, além do que, os usuários podem nomear os locais como favoritos também.

Muito se fala nas desvantagens de usar o Foursquare. A falta de privacidade que ele causa, é um dos motivos mais apontados. O argumento usado é o de que, em suma, as redes sociais já estão tão arraigadas em nossas vidas, que o método que o Foursquare usa, é tratado por muitos como uma verdadeira invasão, pois acaba virando um exagero e até um cúmulo que as pessoas saibam até os lugares por onde você passou.

Mas, enquanto algumas pessoas encaram as desvantagens do Foursquare simplesmente como falta de privacidade, o perigo que uso inadequado dele causa é algo realmente a ser pensado. O que acontece é que, quando o Check-in é feito, as informações a respeito da localidade exata em que a pessoa está, acaba ficando disponível para que qualquer um visualize, sendo que ladrões podem se utilizar disso. Por isso cuidado, procurem sempre informar lugares públicos, e nunca lugares em que você está sozinho. Sua segurança em primeiro lugar sempre.

Fora isso, as vantagens que o Foursquare implica nos fazem pender muito mais para o lado bom, quase que esquecendo as desvantagens por completo! Uma delas são as dicas que aparecem no dispositivo do usuário sobre lugares interessantes de serem visitados, tendo como base para isso os comentários positivos recebidos sobre ele, como nos restaurantes, por exemplo, ao mesmo tempo em que opiniões negativas podem ser encontradas também. Já pensou se o seu melhor amigo faz um comentário negativo a respeito de um lugar?

É um bom motivo para que você não perca seu tempo visitando-o, por outro lado, já pensou se o seu melhor amigo demarcar que está em um lugar próximo ao seu? Não fica mais fácil se encontrar com ele ou chamá-lo para sair e passear? Pensando assim, fazer parte do Foursquare fica bem mais tentador!

Com aplicativos assim, a mobilidade urbana vai sendo adaptada de modo que, podemos pensar em outros benefícios que esse aplicativo pode trazer fora um simples modo de entretenimento. Ele pode auxiliar no compartilhamento de rotas em dias de trânsito, por exemplo, para ir ao trabalho ou algum evento inadiável, pois mesmo que outros aplicativos, como Facebook e Twiter, possibilitem isso, com o  Foursquare isso pode ser feito de modo muito mais eficiente.

Karen Reis, sócia fundadora e CEO do Grupo Sautlink, também pesquisadora e docente de ambientes interativos na PUC-SP, participou como co-autora do livro “Manual das Múltiplas Inteligências” da Editora Ser Mais, aborda de maneira bem prática como fortalecer as relações pessoais e profissionais através de aplicações tal como Foursquare. A autora levanta alguns questionamentos ao longo do texto e  aproveita situações para cenários favoráveis para o usuário desta rede social gameficada.

Essa rede social, não tão nova assim, porém, ainda não tão conhecida no Brasil, tem tudo para dar certo e crescer cada vez mais, exatamente como vem fazendo, influenciado por fatores como maior uso de Smartphones e internet 3G no país. Por isso, se você ainda não faz parte desse novo mundo, certamente já está atrasado. Pode ser até que a maioria dos seus amigos já tenha uma conta no Foursquare e você não vai querer ficar de fora dessa vai? Faça um login e tire suas próprias conclusões a respeito dos pontos que foram citados aqui. Será apenas questão de dias para que entenda e goste dessa nova ferramenta que, com certeza, passará a fazer parte da sua vida literalmente.

Sautnews-rodape-banner

Assuntos relacionados

Postado em Cibercultura, Cotidiano, Games, Sautlink

Comentários postados: (0) →