Grupo Sautlink | Supplier Chain Network

Google lança canal Youtube Edu

Public_Tr1_201_002

Usamos a internet várias vezes ao dia, seja por moldem 3G, por rede wi-fi ou por banda larga e mais do que isso, necessitamos dela por muitos motivos, no entanto, qual, dentre todas as coisas que a internet possui você não conseguiria viver sem? Se a resposta foi Rede Social ou qualquer outra coisa que não seja o Google, ela está errada. Pensar em um mundo virtual sem esta empresa é inviável. Seja para o trabalho, para lazer, entretenimento ou até para estudar, a Google se encontra presente em nossa vida, a prova disso é a criação de um canal no Youtube, o “Youtube Edu”, do campo da educação, como mais um de seus investimentos. Ele pretende auxiliar milhares de estudantes e até os professores de todo o país.

Diferente do que ouvimos falar e do que pensamos, talvez pela nossa falta de atenção ou pelas poucas informações fornecidas, a Google, como não poderia deixar de ser, tendo em vista a grande empresa que é, possui diversos investimentos e que, muitas vezes, vão além do campo tecnológico. A energia eólica é um deles, por exemplo. Quem um dia poderia imaginar que a imponente Google, de longe a dominadora na área dos Smartphones e sites de busca, usaria energia proveniente do vento para abastecer seus Data Centers? Ou então, que moradias populares para pessoas de baixa-renda seriam alvo de suas atenções? Assim como os investimentos em frotas de carros elétricos e a preocupação com a história e com o futuro dos clássicos livros em grego?

Sim, a Google é mesmo surpreendente, quando pensamos já ter visto de tudo, esta empresa supera nossas expectativas com inovações criativas e lançam algo ainda mais distinto de tudo que já foi apresentado no mercado. Aliás, atributos assim são uma das maiores qualidades e trunfos em relação ao seu sucesso. A segurança para errar permite que a empresa arrisque em seus novos produtos, pois mesmo que não agradem os internautas esta falha pode ser considerada como uma oportunidade de melhorar e acertar no futuro próximo. Foi com este jogo de erros e acertos que surgiram os aplicativos que já são essenciais nos dias de hoje, como o Youtube, Google Search, Gmail, Google Maps, Picasa, Blogger, Google News e muito mais.

Em relação ao seu canal no Youtube, a dinâmica não é muito divergente do que já temos hoje na internet, com a única diferença de que os conteúdos se tornam mais confiáveis e seguros num espaço onde as informações são imprecisas como no mundo virtual. Apresentado no Brasil em novembro do ano passado, o canal “Edu” da Google seleciona e agrega vídeos aulas que já estavam publicados no Youtube. Esses vídeos são devidamente analisados e avaliados por uma comissão formada por dezesseis professores administrados pela Fundação Lemman, mais uma parceira nesta iniciativa. De acordo com as regras do novo “portal educativo”, o professor que tiver seu vídeo analisado e aprovado para integrar o canal, terá os outros automaticamente adicionados, sendo que os vídeos deste apenas serão avaliados novamente caso ele resolva trabalhar com uma disciplina diferente da que já foi avaliada.

Diversos vídeos já fazem parte do canal e o que menos importa no momento da avaliação por parte da comissão é o tipo de tecnologia usada nos vídeos, uma vez que é somente o aluno que decide como se adaptará melhor ao tipo de metodologia usada para ensinar. As aulas podem ser tanto gameficadas, como na lousa. Podem ser sérias ou divertidas, vai depender de cada um que assistir.

Antes, apenas existia um canal semelhante a esse da Google nos EUA, porém no Brasil ela anda sendo bem aproveitado e com certeza muito bem-vindo, tanto que modificações já devem ser feitas para esse ano ainda. A tendência é o acréscimo no número de disciplinas que fazem parte do canal, que apenas atendem aos alunos do Ensino Médio (Biologia, Química, Física, Matemática e Língua Portuguesa), estendendo as opções para alunos do Ensino fundamental e Superior.

E este investimento acaba exemplificando a facilidade que existe em aproveitar as oportunidades que o mudo digital oferece. A Google usufruiu do crescimento da modalidade do ensino a distância através de meios eletrônicos, conhecido como E-learning e só tem a ganhar com isso. Além de ajudar na acessibilidade ao estudo de boa qualidade para todos, contribui para as alterações significativas no ensino tradicional.

E ainda que nada substitua a figura do professor, as vídeo aulas andam sendo muito úteis no sentindo de praticidade, uma vez que possibilita a busca por conteúdo pelos alunos, obrigando-os a serem mais interessados, e possuem horários mais flexíveis além de um grande nível de alcance com aulas atendendo a múltiplas pessoas ao mesmo tempo.

Como vemos, essa foi mais uma aposta da Google para permanecer no topo das empresas do ramo de tecnologia e tudo indica que isso é apenas o começo. Ainda vamos ouvir falar muito mais da Google daqui pra frente uma vez que o futuro depende dos recursos tecnológicos, recursos esses que ela pode e tem condições mais do que favoráveis para oferecer.

 

Sobre a autora:
Aline

Aline (alinerodrigues@sautlink.com) é estudante e apaixonada na arte de escrever e pesquisar histórias e fatos. No Grupo Sautlink é colaboradora da área de Comunicação, Conteúdo e Mídias Digitais.

Assuntos relacionados

Postado em Cibercultura, Sautlearning, Sautlink

Comentários postados: (0) →